Janeiro 27 2009

Marketing Relacional, é uma técnica moderna com uma longa História.
One-to-one, tal como no tempo dos nossos avós. esta técnica é muito eficaz A revolução Industrial a massificação dos produtos e a ajuda da tecnologia digital contribuiram para que se torna hoje, a evolução natural do Marketing Directo onde Identificar, diferenciar e Interagir são influenciam subre maneira para o sucesso desta tecnica.

Se pensarmos bem esta técnica é utilizada desde o tempo dos nossos avós, ou seja atravez do contacto directo. Por exemplo, o homem da mercearia conhece todos os vizinhos e trata os pelo nome, já conhece os gosto de cada um e como querem que as coisas sejam feitas.

Desta forma inconscientemente os clientes são postos em grupos de maior importancia ou menor para o seu negócio e assim personalizar os serviços de forma adequada ao valor de cada cliente. desta forma pode se adquirir produtos que de facto tem rotação e noção ao mesmo tempo dar eficiência ao stock do lojista, evitando investimentos desnecessários. Logo a qualidade dos seus produtos e serviços atingem altos padrões de qualidade.


O retorno do investimento (ROI) é assim projectado a longo prazo, numa perspectiva de “ambição local” – o vizinho é o cliente e é este o garante da sobrevivência do negócio, através de uma vida de transacções, no mesmo local e no mesmo estabelecimento. Criava-se uma relação de longo prazo com os clientes como se fosse uma extensão da própria família.

 

 

 

como sustenta Marshall McLuhan na sua obra “Os meios de Comunicação como Extensão do Homem”.


Com a Revolução Industrial assiste-se à massificação de produtos e serviços destinados a mercados de massas. De um momento para o outro, o Marketing One-to-one não sendo interiorizado enquanto modelo de marketing – foi esquecido.
   O foco deixa de ser o cliente individual para passar a ser a quota de mercado. Passam-se a estudar os mercados, cruzando a ciência e as humanidades, realizam-se pesquisas de mercado e segmentações e criam-se modelos estatísticos que permitam prever tendências e padrões de compra. Neste sentido, o Marketing de Massas desenvolveu se de tal forma que acabou por criar o seu próprio fim. O consumidor não era visto como único, mas como fazendo parte de um grupo uniforme com os mesmos gostos e desejos.


Graças à tecnologia digital de informação e à World Wide Web, agora é possível enfrentar o mercado de maneira diferente. As empresas para continuarem a sobreviver, tiveram de encontrar alternativas para continuarem a reter e cativar mais clientes. Os consumidores por sua vez,aculturaram tornando se tambem mais exigentes. a qualidade assume um papel standard de todos os produtos/ serviços e a fidelidade por sua vez dá lugar à indiferença, visto que todos os clientes eram tratados de igual forma.

 

 

 

 

 

 



 

 

publicado por Aparício às 23:22

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