Janeiro 29 2009

 

O marketing tribal surge com o intuito de fortalecer os laços existentes com o consumidor. O consumo torna-se agora algo de especial, com um cunho acima de tudo, emocional. O marketing tribal preocupa-se então em explorar o lado sentimental/emocional dos seus clientes ao invés do lado racional até agora mais utilizado e motivo de interesse.

Preocupa-se em analisar a personalidade, as motivações, os sentimentos da sua tribo ou público-alvo, acima de tudo a personalizar cada vez mais os seus produtos/serviços em prol da sua tribo. É de notar que neste caso específico (de marketing tribal), que os critérios sócio-demográficos passem para segundo plano, e que os critérios psico-gráficos sejam o motivo de maior incidência e estudo.

O marketing tribal aposta na vertente do consumo sagrado em oposição ao consumo mundano pois vivemos numa época em que as necessidades básicas se encontram minimamente satisfeitas, dando assim espaço a que as necessidades secundárias tomem poder, daí se tornar um consumo restrito, personalizado, como se dum ritual se tratasse.

Com esta nova aproximação ao consumidor, as marcas conseguem interagir de uma forma eficaz com o seu público-alvo criando laços emocionais.
As marcas de sucesso são aquelas que conseguem essa interacção com os clientes, passando a fazer parte da sua rotina diária.

Como exemplo, no nosso país todos estamos a par da paixão/ligação existente pelo futebol e seus respectivos clubes, a Unicer criou a CarlsbergCup espetando assim criar uma aproximação aos adeptos e estar presente na mente do consumidor e este associar se ao espectáculo. A oferta de bilhetes ou as promoções criadas no ponto de venda, é uma forma estratégica da empresa de chegar a um público-alvo e tendo em vista melhorar a relação com os consumidores patrocinou ainda vários clubes como o F.C. Porto, Leixões, Guimarães na 1ª liga  onde se encontram os consumidores mais fiéis, apela aos sentimentos e afunila as emoções onde tem feito sucesso na nossa sociedade.
publicado por Aparício às 23:08

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